“Revisão de vida, o check-up do crescimento”

25-12-2010 18:46

Não podemos escolher como vamos morrer, mas podemos decidir como vamos viver (Joan Baez). É diante da revisão de vida, do check-up de nossa história que podemos amadurecer diante de nossos erros e acertos, estamos todos nós chegando ao fim de mais um ano, mais doze meses, e mais uma oportunidade de recomeçar. Com a revisão de vida nós podemos tomar duas posições: sermos “amargurados e céticos” ou “crescermos e caminharmos para a maturidade”.

Henry Nouwen, um escritor cristão refletiu sobre essas possibilidades e disse: “Algumas pessoas tornam-se ásperas à medida que envelhecem, outras envelhecem alegremente. Isso não significa que a vida daqueles que se tornam ásperas tenha sido mais dura do que a daqueles que se tornam alegres. Significa que foram feitas diferentes escolhas, escolhas interiores, escolhas do coração”.  A grande questão é que não é a presença ou a ausência da adversidade e decepção que determinará nossa maturidade, mas a opção que fazemos diante destas circunstâncias.

            A revisão de vida é uma prática que deve nos conduzir ao crescimento, ao olhar para nossa história, para este ano que esta terminando, não podemos pensar que o que vai determinar e reger nossas vidas serão sempre as mesmas atitudes. Há pessoas que são imaturas a ponto de terem a síndrome de Gabriela dizendo: “Eu nasci assim, vou morrer assim”.

Maturidade e oportunidade de colher coisas melhores só vem para quem se dispõem a ser transformado. E todos nós precisamos a cada dia sermos tranformados em nosso cárater, nossas atitudes, nossos conceitos, todos eles de acordo com a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradavél. O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher (Cora Coralina).

Que possamos todos nós ao longo de nossa caminhada rever nossa vida, fazermos um check-up para nosso crescimento, assim provando e colhendo as bençãos de Deus em nossa história.