A chave da Obediência - John F. MacArthur Jr

03-09-2010 10:41
 Obediência

 

Uma das grandes dificuldades para quem vive no meio cristão é saber quem realmente é um discípulo de Jesus e quem está apenas “fazendo número”, como um figurante de filme. O próprio Jesus já advertira, na parábola do trigo e do joio (Mateus 13:36-43), que esta mistura aconteceria e que causaria tensão na igreja. Há diversas maneiras para se diferenciar um cristão verdadeiro de um falso, e uma das mais importantes é através da obediência.

Textos bíblicos que confirmam esta diferença não faltam. O próprio Jesus chamou a atenção dos que o chamavam de “Senhor” (como se Jesus fosse o dono deles), mas que não obedeciam aos seus ensinamentos (Lucas 6:46). Tiago também foi categórico ao dizer que a declaração de fé deve ser acompanhada de obras visíveis (2:26).

Noé - Se o assunto é obediência, nada melhor que estudarmos um pouco sobre a vida de Noé, que foi um marco em sua atitude não só em relação à época, mas até hoje. Só alguém com muita percepção espiritual faria o que Noé fez para obedecer a Deus. Sua história é narrada nos capítulos 6 a 9 do livro de Gênesis. Lá vemos que a obediência pode ser resumida em duas áreas: ele obedeceu à Palavra de Deus e rejeitou o mundo.

 

1) Obedeça a Palavra de Deus

A obediência é a marca de uma fé amadurecida, que não questiona o que vem do Senhor, pois sabe que é o melhor. É certo que Noé tinha muito com o que se preocupar na vida, ao invés de gastar anos (cerca de 120) para construir um enorme barco, num lugar que nem era banhado pelo mar. Mas ele estava seguro de que a ordem de construir o barco vinha de Deus (veja Hebreus 11:7), a quem ele temia (na Bíblia, temor = respeito, reverência). Vejamos o que Noé recebeu ao escolher o caminho da obediência a Deus:

 

Sabedoria e inteligência – Para quem nunca havia feito sequer uma canoa, Noé realizou o grande feito de construir uma embarcação do porte de um transatlântico, com as proporções dignas da moderna engenharia naval.

[P] Muitas vezes nos deparamos com situações que vão além de nossa capacidade intelectual, seja no trabalho, nos estudos, ou outra área qualquer. Como seria possível recebermos inteligência e sabedoria de Deus, num caso assim? Como esta inteligência está ligada à obediência a Deus?

 

Previsões inesperadas – Para Noé foi difícil compreender o conceito de chuva profetizada pelo Senhor, pois até então não havia chovido sobre a terra. Ainda mais explicar isto aos que o viam construindo a arca. Mas, mesmo não entendendo bem, e a despeito da zombaria dos outros, ele creu nas previsões e deu os passos necessários para salvar sua família.

[P] A Bíblia é repleta de previsões quanto aos últimos dias da terra. Como estas previsões o ajudam a obedecer a Palavra de Deus? Você é alvo de zombaria por acreditar na Bíblia? Como o exemplo de Noé fortalece em você uma atitude de obediência à Palavra?

 

Resistência nas adversidades – Por 120 anos Noé construiu a arca, provavelmente na esperança de que outros também acreditassem na profecia divina e se aliassem a ele. Ao contrário do que ele achou, ninguém deu a mínima para sua mensagem (só o fato de construir aquele enorme barco era como se pregasse todos os dias em praça pública). Com o passar dos anos, alguém menos perseverante poderia ter ficado desanimado, mas Noé não baixou a guarda. Ele continuou a construção da arca, ainda que sozinho.

[P] Você conhece alguém que escuta sobre a Palavra de Deus e o amor de Cristo há muitos anos, mas não dá o braço a torcer para a Verdade do evangelho? Você já ficou desanimado com esta indiferença? Você, por este mesmo motivo, deixou de “construir a arca”, ou seja, obedecer à Palavra de Deus, em alguma área? Compartilhe com o grupo. [Um exemplo: deixou de falar do amor de Deus a esta pessoa, deixou de se relacionar com ela, desanimou com a sua própria caminhada espiritual com Cristo]

 

A Promessa que sustenta – A dificuldade para Noé não estava apenas na construção da arca. Ele ainda tinha que colocar milhares de animais dentro da construção. Mas como fazer isto? A única maneira de imaginarmos o fato é reconhecermos que Deus conduziu os animais – sua criação – para dentro da arca. Noé e sua família devem ter ficado de boca aberta ao verem os casais de animais chegando-se para o barco ao término da construção. O trabalho deles foi alojar os animais nos diversos andares. Ver o cumprimento da promessa de Deus encheu Noé de ânimo para seguir adiante com o plano e entrar com sua família na arca.

[P] Quais promessas da Palavra de Deus se cumpriram em sua vida e em sua família, a ponto de o fortalecerem a continuar a caminhada de obediência ao Senhor?

 

Obediência total – A obediência de Noé é de impressionar. Gênesis 6:22 diz: “Assim fez Noé; segundo tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez”. Quantas vezes ficamos barganhando com Deus e com sua Palavra! Quando conhecemos e entendemos o caráter de Deus, sabemos que não há nada melhor que sua vontade para nós. Assim, nada melhor também que obedecer a sua Palavra, 100%. Se cremos totalmente em Deus, devemos também obedecê-lo totalmente.

[P] O que, na Palavra de Deus, você acha difícil de obedecer integralmente? Você acha que isto é um problema da Palavra ou nosso? Que mudança de atitude ou de vida precisamos encarar para que esta obediência total passe a fazer parte também de nossas vidas?

 

2) Rejeite o Mundo

Ao obedecer a Deus, Noé foi fortalecido em sua atitude de rejeitar o mundo. Só estar na igreja não implica neste estilo de vida. Muitos devem ter sido contratados para ajudar na construção da arca, mas só a família de Noé creu e foi salva. Da mesma forma, muitos são os que se achegam ao cristianismo, mas não vivem uma vida transformada de obediência a Deus.

Assim como Deus rejeitou o mundo dos dias de Noé, Ele nos avisa, através de Jesus, que o mesmo pecado humano está para ser julgado e rejeitado. Todo aquele que, em obediência, optar por entrar na arca (hoje, o próprio Cristo) será salvo do juízo. Mateus 24:37 afirma que a segunda vinda de Jesus será semelhante aos dias de Noé. Aqueles que abraçaram os valores do mundo de pecado pereceram. Os que rejeitaram tais valores sobreviveram.

[P] Quais são os valores do mundo com os quais você tem mais lutado para conseguir rejeitar? Que tipo de pressão você sofre para poder engolir estes valores? De que maneiras você recebe fortalecimento do Espírito de Deus ou da Igreja (ou Pequeno Grupo) para permanecer firme nesta rejeição?

 

A obediência a Deus deve ser alegre e voluntária, e nunca obrigatória e legalista. Deus deseja que nossa obediência venha do coração, ainda que imperfeita. Assim, abra já seu coração e permita que Deus sonde sua vida e seus valores. Opte pela obediência, ainda que você não saiba bem quais serão os resultados. Creia, e deixe o restante com Deus.

 

Colocando em Ação

Escolha uma área de sua vida que tem sido resistente na obediência à Palavra de Deus e fraca na rejeição ao mundo. Faça o propósito de investir na obediência total nesta área durante o restante da série de estudos. Anote os avanços para compartilhar com o grupo ao longo da jornada.