A redenção da família - Michel Plattiny

06-05-2011 05:31

                                                      

Um dos grandes males da sociedade atual é que ela olha para a família como uma instituição falida, ou fadada ao fracasso. Mas é interessante observarmos que Deus quando cria o ser humano, ele não o deixa só, mas ele cria uma família, homem e mulher, um casal. Deus cria indivíduos que constituem famílias.

            Isso não parece estar muito claro, mas Deus não nos criou para ser indivíduos solitários, mas para sermos famílias. E quando falo de redenção da família, não estou falando simplesmente de um estilo ou um paradigma familiar, mas estou falando da nossa salvação eterna. Nós vemos que esse é o projeto de Deus que todos os seres humanos cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Podemos observar na história bíblica Deus preservando a família quando Ele decide mandar o diluvio a terra, Ele não salva um individuo, mas uma família (Pai, mãe e filhos). A palavra de Deus para Abraão era de que se ele obedecesse a Deus seria abençoado toda a sua família e toda a sua descendência. Deus se importa com nossa família.

            Podemos observar que a palavra de Paulo a um carcereiro em Atos 16.31 - E ele disse: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.

A vontade de Deus que a salvação que vem da parte Dele alcance todo nosso lar, toda nossa família, mas para que isso aconteça vale a pena destacarmos alguns princípios:

1° Princípio de Deus para família é “Hierarquia - Estrutura”

Definição de Hierarquia: Ordem e subordinação, Qualquer classificação que tenha como base as relações entre superiores e dependentes. Classificação das pessoas segundo a sua função. Infelizmente em nossa sociedade atual muitas famílias tem entrado em crise, pois não existe uma estrutura, os filhos se rebelam, agridem os pais, pois nunca souberam o que é uma hierarquia na lar. Não é uma relação de hierarquia de poder, mas sim uma hierarquia de quem detêm a autoridade, ou seja, funções dentro dessa estrutura.

2° Princípio de Deus para família é “Responsabilidade”

Não podemos socializar tudo. Não é tudo da nossa conta.  Ou seja, cada um têm sua função. O Pai tem sua função de ser o sustentador, o protetor, o educador e por ai vai... a mãe tem a função de ser auxiliadora, ajudadora, e por ai vai... Enfim a bíblia nos mostra as responsabilidades como família que cada um deve exercer:

Marido ame a sua esposa como Jesus amou a Igreja;

Mulher seja ajudadora e auxiliador de seus esposo;

Filhos obedeçam aos seus pais;

Pais não provoquem os vossos filhos a ira;

São responsabilidades simples para vermos a salvação e a redenção de Deus alcançar nosso lar;

3° Princípio de Deus para família são Relações fundamentadas em Deus

Tudo em nossa relações familiares devem ser fundamentadas em Deus, nosso casamento, nossa educação, nosso lazer, nosso propósitos, nossos objetivos, na criação dos filhos. Enfim tudo devemos colocar Deus como a pedra fundamental de nossas relações.

Que possamos ao final de nossa história dizermos que nossa família não se desfez ao longo da caminhada, mas que ela foi salva por Deus.

Pastor Michel Plattiny Gonçalves Leite

IPI Jardim das Oliveiras