A Jornada - Do Pr Ricardo Agreste adaptado pelo Pastor Michel Plattiny

07-07-2011 13:25

 

 

A Jornada, a saga de homens e mulheres guiados a eternidade

Todos nós gostamos de uma boa história, de uma saga, de uma jornada. Pois o mais interessante é que todas as histórias se inspiram em uma chamada de a Jornada. A bíblia apresenta nossa caminhada nessa vida como uma Jornada: Em 1° carta de Pedro 2.11 – Pedro diz exorto-vos como a peregrinos e a forasteiros; Em Hebreus 11.13-16 os heróis da fé são apresentados como forasteiros e estrangeiros nessa terra. Em Filipenses 3.20 Paulo nos diz que a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo”. Enfim para entendermos essa saga de pessoas que são forasteiras aqui nós temos que entender toda a história, e o primeiro episodio e capitulo se chama a Busca.

Interessante observar como filmes, novelas, séries, desenhos, enfim tudo que cerca nossa vida se revelam carente de alguém que possas redimi-los, salva-los. A humanidade a cada nova geração que passa ânsia por um politico que seja honesto, alguém que possa mudar a história, que possa melhorar a situação da miséria humana que parece cada vez mais piorar, da violência, da corrupção, enfim do pecado que parece degenerar o ser humano o transformando as vezes em animal.

Na verdade todo esse anseio é explicado e têm-se uma razão: De acordo com Carl Yung isso se chama Inconsciente coletivo. Mas biblicamente nós podemos observar isso como Revelação geral: Segundo os teólogos o próprio Deus inseriu em nossos corações e mentes o desejo pelo divino, mas que por algum motivo nós as vezes nós sentimos longe e distante de Deus.

O Profeta Isaias diz que o que faz separação entre nós e Deus são nossas transgressões, ou seja, nosso pecado, mas apesar disso nós não deixamos de desejar a Deus. Eclesiastes 3.11 – Também Deus pôs no coração o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.

O rompimento com Deus no Jardim do Edem gerou um vazio no coração humano. Por isso é o que Blaise Pascal vai dizer que somente Deus tem o tamanho do vazio que há dentro de nós.

Entretanto muitas pessoas tem dificuldade em entender isso, e por isso buscam se preencher de 2 maneiras:

Com a Religião;

Com a Secularização;

Muitos de nós temos a compreensão errada de Deus, achando que Ele frio e que está distante de nós, um Deus que nos criou e não cuida de cada um de nós, entretanto quando olhamos para bíblia observamos que Deus vem em busca de cada um de nós, porém somos nós que assim como Adão e Eva nos escondemos dele.

Nessa jornada terrena podemos resumir o primeiro capitulo de nossa história como sendo o da busca humana e o da busca divina. A grande questão é na sua busca humana você já descobriu que somente Deus é capaz de te saciar espiritualmente e que nada nem religiosidade e nem as coisas deste mundo podem acalmar seu coração. E além disso você têm respondido a busca divina vivendo de acordo com sua vontade, ou você têm na sua história procurado fugir das coisas relacionadas a Deus e procurado se envolver com as coisas deste mundo? O que vale a pena destacar é que lembre-se nossa vida é passageira e dessa forma temos que decidir da melhor forma hoje de como vamos viver e também de qual será nosso futuro eterno. Que você possa saciar suas buscas em Deus e também se deixar ser encontrado pela vontade de Deus em sua vida, assim sendo umas pessoa guiada a eternidade.

 

Texto do Pastor Ricardo Agreste,

revisto e adaptado pelo Pastor Michel Plattiny.