A verdade que sustenta a vida - Pr.Michel Plattiny

22-11-2012 10:44

 

Todos nós temos combates e lutas diárias na área emocional, profissional, familiar, psicológica e na vida financeira. Mas existe uma luta que nem sempre é visível e que todo cristão querendo ou não vai enfrentar, que é o combate espiritual. A bíblia chama atenção pra essa batalha espiritual dizendo para estarmos alerta, pois nosso inimigo espiritual, que é Satanás, está como um leão esperando o momento exato pra nos atacar. A palavra de Deus ainda diz que o desejo de Satanás é nos roubar, nos destruir e nos matar e isso em todas as áreas de nossas vidas. Diante de tal violência contra nossas vidas e nossas famílias o que fazer? Como podemos nos defender?

Paulo apresenta em Efésios 6.10-18 a armadura de Deus. Este é um equipamento espiritual que temos que usar diariamente pra não sermos feridos e mortos em nossa caminhada. Se usarmos tal armadura a bíblia afirma que escaparemos das armadilhas e ciladas do diabo. Com esse equipamento teremos forças para lutas espirituais e resistiremos nos dias maus. Você já usa este equipamento? Você tem colocado todos os dias como uma vestimenta essencial na sua vida?

Quero lhe apresentar esta armadura, são seis peças e veremos uma a uma. A primeira peça é o cinto da verdade. O cinturão ou cinto era uma peça essencial na vestimenta do guerreiro romano como ainda é hoje em nossas vestimentas diárias, pois traz firmeza e sustentação de nossa roupagem.

O cinto da verdade é o que sustenta nossa espiritualidade. Jesus deixou bem claro que Deus está à procura de pessoas que tenham uma espiritualidade pautada na verdade (Jo 4.24); Mas qual verdade tem sustentado sua espiritualidade? Ao longo da história foram desenvolvidos vários conceitos sobre a verdade:


A verdade está no conhecimento (Platão, Sócrates, Aristóteles);

A verdade lógica (Descartes);

A verdade empírica (John Locke);

A verdade lógica e empírica (Kant)


Enfim nenhuma destas compreensões filosóficas sobre a verdade sustenta uma espiritualidade, mas apenas a verdade que vem de Deus. A verdade é aquilo que é consistente com a mente, a vontade, o caráter e a glória de Deus. A verdade que sustenta nossa vida espiritual é revelada de duas maneiras: pela palavra escrita, pois a verdade é a palavra (Jo 17.17) e a palavra encarnada que é Jesus Cristo, pois ele é o caminho a verdade e a vida (Jo 14.6);

Pastor Michel Plattiny Gonçalves Leite

Igreja Presbiteriana Independente Jardim das Oliveiras