2010 Vivendo a agenda de Deus - Michel Plattiny

04-01-2010 09:54

 “Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente.” Carlos Drumond de Andrade

Isso é verdade ano novo, novas perspectivas, uma nova vontade de acreditar que o ano de 2010 será deiferente. Entretanto, não é pala nossa vontade, pelo nosso querer, ou por nosso dominio das cirscuntancias que esse novo ano será diferente. Ele será diferente se nos colocarmos na posição de viver segundo aquilo que Deus tem para cada um de nós.

Paulo em Atos 20.17-24 nos mostra como viver uma vida segunda a agenda de Deus. Ele se encontrava em um contexto de mudança, na cidade de Mileto ele manda chamar os presbiteros de Éfeso onde ele os avisa que estava de partida indo para Jerusalém, começando uma nova etapa em sua vida. Isso é muito parecido conosco, novo ano e nova etapa na vida de cada um de nós.

Diante dessa mudança na sua vida Paulo nos pincela alguns passos para quem deseja viver a agenda de Deus. Primeiramente Paulo revisa todo seu ministerio, como ele serviu, relembra as dificuldades e diante dessa atitude Paulo nos revela que revisar nossa vida é uma pratica que nos conduz ao amadurecimento.

Depois Paulo passa a discorrer aos presbiteros que devia seguir para Jerusalém, aqui ele redimensiona a sua vida a partir da agenda de Deus, sua união e intimidade com Deus era tanta que ele usa a expressão de estar acorrentado ao Espirito de Deus e por isso ele iria fazer a vontade de Deus. Viver segundo a agenda de Deus não é se tornar um alienado em achar que não se terá problemas, ou percaussos ao longo do caminho, mas é reconhecer  que Deus nos adverte que passaremos por dificuldades, entretanto ter a certeza das palavras de Jesus: “No mundo, passais por aflições, mas tende bom eu venci o mundo” Jo 16.33.

E por fim aprendemos com Paulo que devemos descentralizar nosso Eu e centralizar Deus em nossas vidas. Paulo reconhece que viver a agenda de Deus nada mais é do que retribuir o que ele nos deu de mais precioso a vida. Como dizia Agostinho de Hipona: “Deus nos fez para ele e nossa vida só terá sentido se for vivida para Ele”.

Que nesse novo ano de 2010, nessa nova etapa possamos viver nossas vidas segunda a agenda de Deus, só assim nossa vida terá sentido se for vivida segunda a vontade do Autor e Consumador da vida que é Jesus Cristo o nosso Deus.