2011 uma nova oportunidade

12-01-2011 09:58

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas. Que já têm a forma do nosso corpo. E esquecer os nossos caminhos. Que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia. E, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”. Fernando Pessoa

2011 não é simplismente mais um ano, mas é a oportunidade que Deus dá a cada um de nós de mudarmos, de deixar velhos habitos, de renovar nossa aliança com Deus. Conta-nos a bíblia acerca de um homem chamado Paulo, um dos expoentes do evangelho, um grande pregador e também plantador de igrejas. Ao longo da sua vida ele enviava cartas a essas comunidades para lhes dar orientação, e na carta aos Filipenses Cap.3.12-14 ele dá umas das mais belas declarações, nos ensinando que novas etapas são sempre oportunidades com as quais Deus nos presenteia:

“Não pretendo dizer que eu seja perfeito. Até agora ainda não aprendi tudo quanto devia, mas continuo trabalhando para aquele dia, quando finalmente eu serei tudo aquilo para que Cristo me salvou e Ele quer que eu seja. Não, caros irmãos, não sou ainda tudo quanto deveria ser, porém estou concentrando todas as minhas energias para insistir nesta única coisa: esquecendo o passado e aguardando esperançoso aquilo que está à frente, esforço-me para chegar ao fim da corrida e receber o prêmio para o qual Deus está nos chamando ao céu, em virtude do que Cristo Jesus fez por nós.”

Paulo frente tudo que já havia feito não estava estagnado, parado, acomodado, mas ele queria abandonar o que já tinha se passado, ou seja, deixar o passado no passado. Você está preso no passado, vivendo de glórias antigas? Pense nisso, pois esse novo ano é oportunidade de Deus para novas conquistas.

O apostolo além de abandonar o passado, abraçava e olhava com expectativa o futuro, ele dizia que agurdava esperançosamente o que estava a sua frente. Saiba que para aqueles que buscam viver suas histórias segundo a vontade de Deus, a bíblia nos diz que o futuro deles jamais algum homem viu ou ouviu o que Deus lhes tem preparado, são grandes as maravilhas guardadas para estes.

E por fim aprendemos com Paulo e também com o poema de Fernando Pessoa citado acima, que temos que olhar para nosso presente com responsabilidade. Pois o futuro começa aqui e agora, uma grande jornada começa com pequenos passos. Olhe para 2011 como uma portunidade nova e que seja esse ano o começo das grandes obras que Deus há de fazer na sua história.