As últimas palavras de Jesus na cruz - Michel Plattiny

07-04-2011 10:30

 As últimas palavras são sempre importantes. Mas certamente não existem últimas palavras tão importantes quanto às proferidas por Cristo na cruz. Ne­las, vemos seu coração e seu amor pelo povo que estava sendo salvo por ele. Nesses brados, vemos o lado humano de Jesus. Você sabe quais foram as últimas palavras de Jesus na cruz?

Convidamos a você a uma jornada no interior do coração de Jesus durante este mês de abril. No sofrimento da cruz, não en­contramos apenas o perdão, mas também a cura para nossas mais profundas mágoas. Essa jornada percorre sete momentos singulares na vida de Cristo: suas últimas palavras na cruz

A primeira frase pronunciada por Jesus na cruz se encontra no Evangelho de Lucas cáp.23 e versiculo 34 que diz assim: “Pai, Perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. Nessa primeira frase o que podemos perceber de imediato é que se trata de uma oração que Jesus fazia na cruz, ele pedia perdão pelos culpados de sua morte.

Diante disso não podemos fugir da pergunta: Quem foi que matou Jesus? Ou quem foram os culpados por sua morte? Pois para entendermos por quem Jesus pedia perdão, precisamos descobrir os considerados culpados. Façamos uma analise! Pela lógica os primeiros a serem considerados culados deviam ser os soldados romanos, pois, afinal de contas foram eles que pregaram Jesua na cruz; Outra hipótese é que o mandante seria o responsavél, ou seja, a autoridade que permitiu que esse fato acontecesse, era ele um governador representante do império romano naquele local chamado Pilatos. Entretanto, Pilatos tentou por diversas vezes mostrar ao povo que Jesus não tinha culpa, e quando deu a opção de escolha o povo judeu preferiu a morte de Jesus do que a de um bandido chamado Barrabás, pela lógica os culpados seriam os judeus. Mas se pensarmos bem, os causadores de toda essa indignação contra Jesus fora proporcionado pelos líderes religiosos de sua época, considerados assim também os possivéis culpados.

Vejam como é complexo falar de quem foi que matou Cristo, ou quem foram os culpados pela sua morte. Mas essa simples frase que Jesus falou na cruz nor revela quem foram os verdadeiros culpados de sua morte.

A palavra culpa dentro da perspectiva e da linguagem cristã traz o significado de ser devedor a Deus, ou seja, de alguém que fez algo tão grave e que, por isso, está em débito com Deus. Se pensarmos bem, o que nos faz ser devedores a Deus é o pecado, a bíblia diz que todos os seres humanos pecaram e precisam voltar a se relacionar com Deus. Mas para que pudessemos nos relacionar com Deus novamente, era necessário que alguém pagasse essa dívida que o nosso pecado nos fez ter com Deus.

Por isso, quando Jesus grita na cruz: “Pai, perdo-lhes...” ele não somente pedia perdão pelos possíveis culpados daquele sacrificio que ele fazia naquele dia. Jesus pedia perdão por mim e por você diante de Deus. Ele sabia de nossa culpa diante de Deus, por causa do nosso pecado, em suas ultimas palavras Ele pensava em mim e em você. O preço que Cristo estava pagando na cruz, era nossa divida com Deus causada por uma vida cheia de erros. Por isso, hoje podemos novamente nos relacionarmos com Deus, sem qualquer intermediador, a não a saber Jesus Cristo o filho de Deus que na cruz reconciliava os homens com Deus.

Você já voltou a se relacionar com Deus? Lembre-se um dos ultimos brados de Jesus na cruz foi para que você tivesse hoje uma vida que agrade a Deus. Faça as últimas frases de Cristo valer a pena em sua vida!!

Pastor Michel Plattiny Gonçalves Leite

Blog: plattiny.webnode.com.br

Igreja Presbiteriana Independente Jardim das Oliveiras

Site: ipijo.webnode.com.br