Coisa de Outro mundo - Michel Plattiny

07-02-2011 14:59

 Essa expressão é usada habitualmente para circunstâncias que fogem de nossa realidade, eventos, atitudes que parecem ser de outra dimensão. Infelizmente vivemos em dias nos quais coisas básicas na vida de qualquer ser humano parecem terem sumido, desaparecido e se tornado coisas de outro mundo. Coisas como paz, amor ao próximo, compaixão, a crença na restauração...

Quando Jesus veio a esse mundo Ele buscou restaurar alguns desses princípios que por terem sido desvalorizados pareciam que tinham se tornado coisa de outro mundo. Jesus se deparou com uma religiosidade que se prendia mais a leis do que ao amor, a vida. Jesus ensinava a seus discípulos e aos seus ouvintes princípios e virtudes que quando eram ouvidos por eles parecia que era apenas uma “utopia”, alguns deles não acreditavam que tudo que o mestre lhes falava pudesse ser vivido na realidade em um mundo corrompido. Quando Jesus ressuscita dentre os mortos Ele pede que seus discípulos esperassem que o Espírito Santo viesse sobre eles para os capacitarem a lembrar, apreender e praticarem tudo que já havia lhes ensinado.

E realmente é isso que vemos quando acontece o evento do pentecostes, quando esse povo recebe o Espírito Santo Deus, eles começam a se lembrar dos princípios que Jesus havia lhes ensinado e vão colocando em prática. Eles agora amavam ao próximo como eles amavam a si mesmos, a bíblia diz que nenhum entre aqueles passava necessidade, pois uns zelavam pelos outros.

Falando de tais princípios em nossa realidade, pós-moderna, capitalista e individualista parece ser novamente uma utopia, algo que é apenas um ideal muito bonito, mas que jamais será praticado. Quero afirmar que todos os princípios e virtudes que Jesus nos ensinou podem ser exercidos se não formos dominados por essa cultura que só nos faz viver em função de nós mesmos. Se não nos prendermos a uma vida em função apenas das coisas materiais, se entendermos que a vida é feita de relacionamentos entre seres humanos.

Que nós possamos nos surpreender com atitudes e virtudes de Deus entre os homens nos quais pareciam estarem extintas, que expressões como essa: “Coisa de outro mundo”, possam ser ouvida mais vezes quando houver mais demonstração amor entre as pessoas, quando houver a luta pela restauração na vida de um dependente químico, quando houver a busca da paz em nossa sociedade. Isso são virtudes e princípios que são realmente de outro mundo, pois vêm do mundo onde Deus reina que Ele possa reinar em nossas vidas para que possamos experimentar esses princípios que entre a humanidade já esta esquecida.

Pastor Michel Plattiny Gonçelves Leite