Conversão Familiar - Pr.Michel Plattiny

15-04-2013 08:16

                                                                                      

 

Pesquisando análises e reportagens acerca da família no Brasil encontrei uma na revista Veja no ano de 2000: Onde o Sociólogo, Gláucio Ary Dillon Soares, afirma que o Brasil se tornou um dos países mais violentos do mundo. E ele aponta que a pobreza não é o grande responsável por este quadro caótico e vergonhoso. Mas um dos grandes problemas é a desagregação familiar. A desestruturação familiar tem contribuído muito para este caos. A família deixou de ser há muito tempo o ambiente gerador de valores, formador de estruturas emocionais, psíquicas, afetivas, saudáveis, e equilibradas etc. Interessante que é diante de momentos como esses que foi profetizado o texto no qual lemos.

Ou seja, é um texto onde o profeta Malaquias está chamando a atenção do povo de Israel pela falta de estrutura, falta de valor, falta de vida com Deus e dizendo que virá o juízo, mas antes que aconteça o juízo onde haverá separação dos que são ímpios e vivem no pecado e dos filhos de Deus existe uma promessa de que haveria conversão dos pais aos filhos e dos filhos aos pais.

Todos nós antes do juízo final que é anunciado por Malaquias temos que passar por essa conversão familiar que ele anuncia.

John Wesley disse que “A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão”.

Como podemos então tirar o mundo de nossa família, nos convertermos uns aos outros dentro da nossa casa:

Os Pais têm de se converter aos seus filhos

Pais que tem tempo - “Seus filhos podem ter tudo que você pode comprar, mas não pode ficar sem a presença e o tempo de vocês(Pai e Mãe)”.

Para pais responsáveis - “Não transfiram responsabilidade que são intransferíveis” Faça o que é de sua reponsabilidade, não jogue para os outros ou para televisão, ou para internet, ou para desenhos, ou para sua mãe ou parentes próximos.

        Pais que confrontam os filhos com a verdade

Temos que saber diferenciar amor de mimo. Tem muitos pais que tratam a criança como se fosse de porcelana. Não Chamam atenção, não colocam de castigo, não dão palmadas quando se faz necessário e se vêem a criança chorando logo correm pedindo desculpa.

 “Davi Era capaz de vencer gigantes, mas não tinha capacidade para confrontar seus filhos a verdade”

Provérbios 22.6: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”.

Se você não confrontar seu filho hoje, amanhã ele não te ouvirá!!

Os filhos têm converter aos seus pais

Obediência

Significado de desobediência - Não faz o que pedem, nem o que é seu dever fazer;

Têm muito filho que não se importa com que o pai o mãe pensa, por isso, toma suas próprias decisões e atitudes.

Obediência a pai e mãe é pra vida toda!!

Respeito

Significado de desrespeito – desacatar pai e mãe, ser irreverente desfazendo dos pais como se fossem velhos que estão por fora e não tem nada para ensinar;

 Honra

(Êxodo 20.12) - Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá 

(Efésios 6.2-3) - Honra teu pai e tua mãe -- este é o primeiro mandamento com promessa -- para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra

Têm muito filho que só desonra, não valoriza, não cuida, não ama, destrata, age indiferente como se não precisasse deles; 

Para estarmos prontos antes que venha o juízo temos que provar do que Malaquias promete, de uma conversão familiar;

I Jo 4.20 - Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?