“Crendo contra as expectativas da sociedade” - Michel Plattiny

11-08-2011 18:11

Em nossos dias todos nós temos momentos no qual pensamos não ter mais forças para seguir em frente, seja por problemas familiares, profissionais, de saúde, emocionais, sonhos frustrados, enfim quando situações como essas nos cercam a sociedade coloca expectativas de frustração, de desânimo, gera nas pessoas depressão e também o desestímulo pela vida. A pergunta é: Como continuar a caminhada frente a situações como essa? Será que podemos crer contra as expectativas da sociedade a nosso respeito?

Sim!! De acordo com a bíblia devemos “Crer contra as expectativas da sociedade”, pois na maioria das vezes são frustrantes e opressoras. Para ilustrar para você quero lhe contar a história de Abraão, ele foi um homem que por diversas vezes teve situações de adversidade, mas que sempre confiou que em Deus poderia vencê-las. Por isso, a bíblia nos diz em Romanos 4.18:   Abraão, esperando contra a esperança, creu... ou seja, esse homem de Deus creu contra a esperança da sociedade da sua época que estava com os olhos afastados de Deus, entretanto ele decidiu por confiar em Deus e acreditar na obra que Deus podia realizar em sua vida.

Às vezes você se encontra da mesma maneira, cercado por adversidade, mas têm ouvido as expectativas da sociedade: “você não vai conseguir”, “desista”, “sua vida acabou”, “você é um coitado”... essas são as expectativas que a sociedade coloca sobre nós quando passamos por dificuldade, quando falhamos, quando as coisas não saem como esperávamos e então muitos se desesperam. Quero dizer para você que esperança não se baseia em circunstâncias ou ausência de problemas, mas se baseia na certeza de que Deus é contigo.

Para encerrar quero lhes deixar de exemplo a história de uma mulher nos EUA que após casar-se, desfrutar da lua de mel e passar pelos primeiros anos de casamento, veio a engravidar e ter uma filha. Após sua filha completar 4 anos de idade, essa mulher descobriu que estava com um câncer maligno já em estado avançado, e os médicos lhe deram um ano e seis meses de vida. Situação difícil não é? Quais eram as expectativas da sociedade para essa mulher? Com certeza de desânimo, de depressão, de vontade de morrer logo.

Mas graças a Deus que aquela mulher creu contra as expectativas da sociedade, ela sabia que Deus estava com ela, e que por isso, ela devia viver com esperança e alegria. Essa mulher então passou todos os dias fazendo coisas que gostava com seu esposo e com a sua filha, e todas as noites enquanto todos iam dormir ela gravava vídeos para sua filha, pois sabia que iria em breve morrer, e queria dizer muitas coisas a sua filha que ela só entenderia quando estivesse crescendo. Por isso, gravou centenas de mensagens sobre amor, respeito, caráter, educação, alegria, esperança. Dois anos depois essa mulher faleceu, mas deixando um exemplo de que independente de notícias desanimadoras que nos cercam, a esperança e a alegria se encontram em Deus, por isso, decidimos crer nEle e não na maneira que a sociedade nos diz como devemos reagir.

Creia em Deus, entregue suas dificuldades a Ele, e peça para que você passe pelas dificuldades com esperança e alegria que vêm de Cristo Jesus.

 

Pastor Michel Plattiny Gonçalves Leite

Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras

Site: http://ipijo.webnode.com.br/

Blog: http://plattiny.webnode.com.br/