Harmonia no lar - Pr.Michel Plattiny

10-05-2013 08:44

                                                            

 

“Nós vivemos em uma época que tem se perdido o prazer de estar em família”.

Todos nós com o tempo e com o desgaste da convivência diária vamos desenvolvendo uma falta de prazer em família. Muitos casais pelo desgaste do relacionamento buscam passar mais tempo fora de casa com amigos ou amigas. Filhos com relacionamento superficiais procuram passar mais tempo com quarto trancado e horas na frente do computado ou no celular. Irmãos que mal se falam e quando conversam trocam palavra com brutalidade. Como é que podemos restaurar o prazer de estar em família? De que forma podemos conviver com tio, com tia, com a mãe, avó e avô, com o sobrinho, com o primo sem perder o prazer de se estar em família? 

 

I Pedro 3.8 - Finalmente, sede todos de igual ânimo...

Finalmente vivam em harmonia... (original)

Harmonia depende de um ideal em comum. 

 

A gente precisa se propor a buscar harmonia ao invés de ficar atacando os defeitos uns dos outros. A união não significa uniformidade, mas é cooperação em meio à adversidade. Precisamos somar e não subtrair ou dividir. Mas como é que podemos buscar tal proeza:

O próprio Pedro diz como é que podemos buscar a harmonia:

1ª Virtude pra ser ter harmonia é ser Compassivo

v.8 - Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos...

Ser compassivo é ter preocupação e interesse pelo outro; Um dos grande problemas dos nosso dias é o individualismo (são varias pessoas morando debaixo do mesmo teto, mas cada uma pensando somente em si: na sua felicidade, nos seus sonhos, nos seus desejos...). Há famílias que Parecem time divido!!

Ex: O maior império do Mundo de Alexandre o grande durou apenas 12 anos, porque após sua morte seus 4 generais se dividiram e acabaram com todas as conquistas;

Paulo também fala pra nos preocuparmos mais uns com os outros:

Chorem com os que choram e alegre-se com os que se alegram (Rm 12.15);

 Se alguém sofre, todas os outros sofrem com ela. Se alguém é elogiada, todas os outros se alegram com ela (I Co 12.26);

 

O prazer em nossa família depende de nós, ao começar em nós depende a alegria da convivência, a resposta da nossa oração pela nossa casa depende de nossas ações. Busque e viva a harmonia de Deus na sua casa!!!