Histórias de um carpinteiro - Deus está semeando!! - Pr.Michel Plattiny

28-06-2013 12:08

                                                                     

Marcos 6.2,3 - No sábado começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o estavam escutando ficaram admirados e perguntaram: — De onde é que este homem consegue tudo isso? De onde vem a sabedoria dele? Como é que faz esses milagres?  Por acaso ele não é o carpinteiro, filho de Maria?

O motivo das histórias desse carpinteiro serem tão preciosas e impactantes é porque Ele é o próprio Filho de Deus. Jesus o carpinteiro, falava das coisas de Deus através de parábolas. Essa palavra traz o significado de colocar lado a lado, comparar. È uma história comparativa. Jesus se usava muito de histórias simples de coisas do dia a dia para que as pessoas entendessem. Com certeza se Jesus pregasse aqui em Machado/Mg hoje contaria uma parabola do Café.

Enfim Jesus falou sobre vários assuntos nas parábolas, mas principalmente falou sobre o Reino de Deus ou Reino dos céus e como ele acontece, se desenvolve e é gerado na vida de uma pessoa.

A primeira história que o carpinteiro contou foi a do SEMEADOR em Mateus 13.1-23 

O que a história do semeador revela do Reino dos céus:

Jesus veio para dar a oportunidade a todos de viverem no Reino de Deus. Por causa da queda no na Jardim do Éden o  ser humano passou a viver no Reino na trevas  Em primeiro lugar Jesus estava querendo dizer através desta história que o Reino de Deus não se dá com força militar, com política, com guerra, mas o Reino de Deus ou dos céus são as palavras de Jesus, a vontade de Deus.

A mensagem da história do Semeador: Como você tem recebido os decretos do Rei? 

Jesus quando começa contar a história ele diz: “ Eis que o semeador saiu a semear...” a palavra semear era usada metaforicamente também como ensinar, anunciar. Jesus estava dizendo que está sendo anunciado e ensinado sobre o reino, mas a grande questão é como as pessoas recebem os decretos do Rei. Existem várias maneiras de se receber o que Deus está semeando:

Existe aqueles que são Os Beira de Caminho

A terra da beira do caminho onde planta, representa um solo duro, pois é onde se caminha e ali se torna um lugar difícil para a penetração da semente. Existe muita gente dentro da igreja assim, duro de coração, indiferente e insensivel a vontade de Deus, ouve, mas não muda;

Existem aqueles que são UM SOLO Rochoso

Solos rochosos possuem pouca terra e sendo assim as sementes não criam raízes, germinam para cima, mas morrem com o sol. Existem pessoas que agem assim também em suas vidas são precipitadas e impulsivas começam de vento e poupa com sua vida espiritual, depois esmorecem e ficam pelo meio do caminho, agem de maneira instável e irresponsálvel;

Existem aqueles que são ESTÂO CHEIOS DE ESPINHOS

Outro problema no solo são ervas daninhas, pragas e espinhos que podem sufocar a semente boa. Pessoas cheios de espinhos, são pessoas cheias de preocupações com as coisas deste mundo, são pessoas limitadas a uma visão terrena e egoístas;

Mas também existem diante de Deus aqueles que SÃO TERRA BOA

Um solo que é fértil, que não está duro, nem rochoso, e nem com ervas daninhas os espinhos, ou seja, pronta pra se desenvolver. Assim são as pessoas que recebem o que Deus está semeando na vida delas, agem com receptividade, toda palavra é assimilda, decidem mudar e acatar a vontade de Deus e andam sempre em amor;

As histórias do Carpinteiro tem o objetivo de nos fazer pensar e refletir como anda nossas vidas:

Como você tem recebido os decretos de Deus em sua vida? Você quando ouve a palavra tem agido com dureza de coração, indiferença ou insensibilidade? Ou você é aquele tipo de pessoa instável que busca com alegria por uns dias depois desanima? As preocupações com as coisas dos mundo tem atrapalhado a sua espiritualidade? Seu coração tem sido uma terra boa? Ou você esta precisando que Deus trate seu coração?

As histórias desse carpinteiro mudaram a vida de muitas pessoas, que possam também mudar a nossa vida!!