Histórias de um carpinteiro - Deus sabe quem é quem - Pr.Michel Plattiny

03-07-2013 10:55

                                                            

Estamos conversando sobre histórias de um carpinteiro. Na verdade a beleza e a preciosidade na história desse carpinteiro se deve ao fato de ele ser Jesus Cristo o Filho de Deus. Ele através de suas histórias nos revelou acerca da vontade de Deus e do Reino dos céus. Hoje quero refletir com você sobre a parábola do Joio.

Está história do JOIO se encontra em Mateus 13.24-30;

Jesus conta de um agricultor que é pego de surpresa e percebe que em meio sua colheita de trigo ele nota que foi semeado também o joio. Entretanto ele não o arranca, mas deixa para hora da colheita, onde haverá separação entre o trigo do joio, e cada um terá seu destino determinado.

O CARPINTEIRO AQUI ESTAVA REVELANDO QUE DEUS SABE QUEM É QUEM

Quem é o joio? Quem é o trigo?

Enquanto ambos estão em folhas se assemelham muito. O joio pode ser confundido com um grão nobre. Um dos fatores que gera a confusão é barba do joio que funciona como uma mascara, por isso, ele é chamado também de Joio barbudo.  Muitos também se usam de mascarás como a da hipocrisia, da falsidade, do engano. Jesus aqui revela que Deus sabe quem é quem, ou seja, quem são seus filhos e quem são filhos da desobediência.

OCARPINTEIRO ESTAVA REVELANDO TAMBÉM QUE A HORA DA CEIFA VAI CHEGAR

Existe um ditado popular que diz: Aqui se faz, aqui se paga. Jesus revela que o Reino de Deus vai além desta vida terrena, o reino também se dará depois da colheita, ou seja, depois do fim de tudo, o Rei vai julgar.

E seu julgamento terá um caratér:

Discernidor - Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas. Hebreus 4.12

De revelar o que está encoberto - E, de acordo com o evangelho que eu anuncio, assim será naquele dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgará os pensamentos secretos de todas as pessoas. Romanos 2.16

Julgar nosso atos  - Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. Romanos 14.12

Separador - O Reino do Céu é ainda como uma rede que é jogada no lago. Ela apanha peixes de todos os tipos.  E, quando está cheia, os pescadores a arrastam para a praia e sentam para separar os peixes: os que prestam são postos dentro dos cestos, e os que não prestam são jogados fora. Mateus 13.47,48

Depois da colheita que terá o caráter de julgar o que é joio e o que é trigo, virá então o destino de cada um, ou seja, a sentença será dada e assim determinará o futuro de cada um.

A sentença dada ao joio é de que ele será lançado ao fogo.  Jesus queria revelar a gravidade e a tristeza que será para quem não faz parte do reino. 

A sentença dada ao trigo será de ser recolhida no celeiro. Jesus queria revelar que aqueles que vivem o reino já aqui serão chamado pra estar com Rei, e habitarão com Ele.

Jesus encerra a parábola dizendo: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça”. O alerta que fica é que devemos usar os ouvidos para ouvir sua vontade e coloca-la em prática, pois tudo que foi ensinado será cobrado.

“Saber ouvir quase que é responder.” Pierre Marivaux

Somos representado pelo trigo ou pelo joio? Temos nos assemelhado ao trigo fingindo ser o que não somos? Ou podemos descansar na confiança de ser filhos de Deus? No dia juízo você teme pelo que será revelado a seu respeito? Existem segredos(pecados) que você se envergonha e ainda não os tratou? Seu destino eterno qual será? Você tem ouvido o que o Senhor têm lhe falado?

Quem possamos ser e viver a imagem e a semelhança de nosso Senhor e Salvado Jesus Cristo!!