Os últimos dias - Michel Plattiny

10-06-2011 11:10

Esse é um tema que tem sido muito discutido nos últimos anos. Filmes foram feitos como: 2012, o Dia depois de amanhã, Guerra dos mundos, O Armagedom, todos falando sobre o fim da humanidade. A grande questão é que o fim do mundo não será a destruição do planeta, mas o juízo de Deus sobre os seres humanos e a sentença eterna de cada um deles. Mas para entendermos como tudo se dará no fim, vamos estudar cada evento por partes. A 1° parte a tratarmos hoje é com relação aos “Últimos dias”; quando se darão os últimos dias? Será que estamos vivendo os últimos dias?

Jesus em Mateus 24.3-14 é questionado quando será o fim, e quais os sinais dos últimos dias. Podemos observar que com relação quando será o fim, Jesus responde em Atos 1.6 que isso não nos compete saber, ou seja, nossa preocupação não deve ser quando será o fim, mas se estamos preparado para ele. Com relação aos sinais que demonstrariam se estamos vivendo os últimos dias, Jesus apontou para alguns, vejamos:

1° Sinal dos últimos dias são Falsos líderes

(Mt 24.5) Jesus disse:  “Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos.” Hoje em dia além de falsos Cristos, ou seja, pessoas que se dizem o Cristo, temos também muitos falsos líderes. Por isso, na busca por um relacionamento com Deus devemos nós ser criteriosos para que não sejamos enganados. Pois esse é um sinal da proximidade do fim.

2° Sinal dos últimos dias são Conflitos nas relações politicas

(Mt 24.6) Jesus disse: “E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim.” Esse é um outro sinal que temos visto claramente, guerras e mais guerras se levantam a cada dia. Só em nossos dias podemos citar alguns casos: Os EUA mantém uma guerra constante no Afeganistão e o Iraque. A Turquia vive em combate com os Curdos no Norte do Iraque. Israel continua o seu conflito com os palestinos. A Sérvia está em conflito com o Kosovo. A Rússia com a Chechênia. A Coréia do Norte com a do Sul, um velho conflito latente. Índia e Paquistão continuam disputando a região de Cachemira, volta e meia trocam tiros. Na África, esse continente esquecido, continuam vários conflitos decorrentes de revoluções, Golpes de Estado e até de guerras tribais; Tudo isso como vimos aponta para o fim.

3° Sinal dos últimos dias são Miséria e catástrofes ambientais

(Mt 24.7)  Jesus disse:“Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores.” Em uma pesquisa feita pelo Organizações Unidas (ONU) foi relatado que mais de 850 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de fome crônica. Vários milhões mais sofrem de cegueira, deficiências de crescimento e outras doenças, em consequência da falta de nutrição adequada. As crianças constituem uma parte considerável dos que sofrem de desnutrição. Com relação as catástrofes ambientais uma pesquisa realizada por uma Ong Britanica disse que o número de desastres climáticos triplicou desde 1980. Segundo a organização, a média de desastres anuais passou de 133 há três décadas para 350 nos últimos anos, tendo em vista dados coletados em 140 países. E de acordo com um texto publicado pela Onu está situação só tem a piorar estimando que mais de 200 milhões de pessoas venham sofrer com esses desastres. Mais dados que só confirmam o que Cristo nos disse.

4° Sinal  dos últimos dias Perseguição religiosa

(Mt 24.9) Jesus disse: “Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome”. De acordo com a Junta de Missões Portas Abertas em mais 50 países existe perseguição ao cristianismo. Por vivermos em um país “aparentemente” sem preconceitos não percebemos que existem pessoas que por professarem sua fé em Cristo tem sido mortas em outros países, e tudo isso cumprindo o que Jesus disse a dois mil anos atrás.

5° Sinal dos últimos dias Conflitos pessoais

(Mt 24.10) Jesus disse:“Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros;” Muitos hão de se esfriar no seu relacionamento com Deus, além da apostasia, da frieza espiritual diz a palavra que muitos vão trair e odiar uns aos outros. Ou seja, conflitos pessoais aumentariam. Nos últimos anos temos visto o maior numero de assassinatos dentro de famílias, ou seja, problemas de compulsão e possessão patológica gerando ódio.

6° Sinal dos últimos dias Falta de amor

(Mt 24.12) Jesus disse:“ E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.”Um dos problemas claros em nossa sociedade atual é a falta de amor, cada um vi para se satisfazer, vive para o  seu ego. Apóstolo Paulo disse na sua 2°carta a Timóteo que nos últimos dias os homens seriam egoístas, avarentos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus. Parece que essa descrição feita por Paulo se encaixa muito bem a nossos dias.

Analisando os sinais que Jesus disse que apontariam para os últimos dias, a pergunta que fazemos é será que estamos próximos dos últimos dias? Será que estamos nós vivendo os últimos dias? Isso nós não sabemos, mas sabemos que os sinais que Cristo mencionou estão presentes em nosso século e em nossa geração, e por isso, Jesus deixa uma mensagem para aqueles que viverem os últimos dias: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” Você tem perseverado no seu relacionamento com Deus? Você tem o buscado continuamente e a sua vontade? Lembre-se somente os que perseveram é que serão salvos. Não tenha medo do fim e nem os últimos dias, mas tenha medo de uma vida sem Deus!!

Pastor Michel Plattiny Gonçalves Leite

IPI Jardim das Oliveiras

http://ipijo.webnode.com.br/