“Quebra de paradigmas” - Pr.Michel Plattiny

02-02-2012 10:56

 

O anseio de todos nós são por dias melhores, como diz uma canção popular: dias de paz! Em busca de tais objetivos quero meditar com você nesse mês de fevereiro nessa série, onde buscaremos inspiração em homens e mulheres na bíblia que mesmo em situações adversas e fadadas ao fracasso tiveram o futuro transformado na expectativa e esperança de dias melhores. O primeiro personagem de inspiração para nós nessa série será Abraão, com o tema “Quebra de paradigmas”.

            Todos nós temos a tendência de reproduzirmos em nossas vidas tradições que vêm de família, modelos de um padrão no qual achamos que deve ser seguido, isso é o que os sociólogos vão chamar de “scripts prontos”, ou seja, pessoas que na verdade não pensam, não visam objetivos novos, apenas se conformam com a realidade que lhe foi proposta.

Abraão é motivo de inspiração para nós em busca de dias melhores, pois rompeu com tradições e modelos estabelecidos e quis viver algo novo, não guiado por princípios humanos, mas por valores pautados em Deus.

Primeiramente Abraão sai do seu círculo de comodismo e tradição familiar buscando conhecer mais a Deus e seus valores, assim ele acaba provando de um amadurecimento em sua vida pelo qual a bíblia o chama de Pai da fé. Você, em busca de dias melhores têm rompido com o comodismo e com tradições que às vezes estão te mantendo preso? Ou você já provou de uma mudança e transformação que os valores de Deus pode fazer em sua vida?

Segundo detalhe é que Abraão tomou atitude, não ficou simplesmente no campo das ideias, mas mudou sua vida totalmente. A bíblia chama essa mudança que deve acontecer em nós de Metanoia – transformação das nossas atitudes, emoções e vontades. Na sua espiritualidade com Deus você tem provado disso?

E por fim Abraão não apenas provou de uma mudança pautada em moralidades e dogmas estabelecidos, mas viveu seus dias segundo a vontade de Deus e devido a isso é que se tornou um homem tão feliz e próspero. Foi bem sucedido por ser obediente e procurar agradar a Deus. A sua transformação de vida se baseia em que? Você faz ou deixa de fazer porque alguém falou ou por orientação e vontade de Deus?

Pense e coloque em prática, não viva preso a paradigmas que não tem a ver com a vontade de Deus. O desejo Dele é que você tenha dias melhores, dias de paz, pois a bíblia declara a todo o momento que Ele nos ama, mas para provarmos disso temos que romper com modelos errados e um estilo de vida que o desagrada.

 

Pastor Michel Plattiny Gonçalves Leite

Igreja Presbiteriana Independente Jardim das Oliveiras