Súditos de quem? - Pr. Michel Plattiny

20-06-2012 14:06

 

Dias atrás acompanhei uma reportagem sobre fanáticos, e nesse episodio foi relatado o que um fanático faz: ele se caracteriza em função daquilo que acredita, faz cânticos de invocação das suas crenças, constrói templos (sedes, estádios...) que se tornam local de adoração, brigam e geram guerras por suas posições e convicções. De inicio achei que se tratava de pessoas  religiosas, mas na verdade estavam falando de pessoas que adoram times, pessoas que exaltam partidos, pessoas que entronizam em suas vidas ídolos de uma geração (cantor, ator, personalidade de destaque).

Interessante que a bíblia vai dizer que Deus nos criou para ser seu povo, sua nação, mas por causa do pecado, nós temos escolhido muitas outras coisas ao invés disso. Uma das marcas do pecado é que ele nos deixa sem identidade, sendo assim as pessoas buscam em algo ou em alguém um identificação para assumirem. Uma pessoa sem identidade é capaz de adorar um time de futebol como se fosse um Deus, e achar que sua vida depende daquilo. Sem identificação as pessoas idolatram seres humanos, fazem peregrinação para ver o ídolo, choram e se emocionam por outro ser humano tão falho quanto ou até mais do que ele.

È raro encontrar pessoas que se apresentem como sendo povo de Deus, em nossos dias as pessoas tem mais prazer em destacar placas de igrejas, denominações, linhas teológicas, destacam quem o melhor “pastor”, “bispo”, “apostolo” ou quem faz o maior show de milagres.

O Grande Rei apresentado pela Bíblia é Jesus Cristo, e nós realmente só vamos ser seus súditos quando vivermos os princípios e valores que ele impõe para aqueles que o seguem. Quando realmente entendermos que seu Reinado não vai começar apenas no céu, mas já começou para aqueles que abrem seus corações para sua palavra. Que possamos repensar nossas vidas, repensar de quem é que somos súditos? E se tem algo que não seja Deus que tem reinado em nossos corações que possamos mudar enquanto há tempo, pois diz a bíblia que quando o Rei voltar virá como Juiz que julgará separando o seu povo (ovelhas), do povo que não aceitou seu reinado (bodes). 

Pastor Michel Plattiny Gonçalves Leite

Igreja Presbiteriana independente Jardim das Oliveiras