Superando a Ansiedade - Pr.Michel Plattiny

11-08-2016 09:29

                                                        

Hoje vamos começar falando sobre uma das maiores causas de nossos estresses, e que a grande maioria de nós acaba desenvolvendo ou sendo envolvida por ela que é a ANSIEDADE.

Nós todos temos ansiedades de estimação: finanças, trabalho, relacionamentos pessoais, casamento, filhos, saúde física, etc.

Qual área dessas a ansiedade tem mais afetado sua vida?

Ansiedade, Ânsia ou Nervosismo, é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de medo, perigo ou de tensão, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, nervosismo, aperto no tórax, transpiração, etc.

Ansiedade é algo problemático por três razões:

a) Ela é improdutiva porque nunca produz coisa alguma; ela nunca resolve coisa alguma. É como se movimentar, mas sem sair do lugar.

b) Ela é irracional. Ela amplifica seus problemas, tornando colinas em montanhas.

c) Ela é prejudicial. O organismo humano não foi feito para ficar ansioso; é contrário à sua natureza. Quando você fica ansioso você contrai úlceras, fica com dor nas costas, dor de cabeça, insônia.

Então como lidar com a ANSIEDADE:

1.    Devemos olhar pra Deus e não ser direcionados pelas nossas preocupações

Mateus 6.31,23 - Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
Os discípulos estavam ansiosos com o que comer e vestir e Jesus pede para que ao invés de focarem na ansiedade, olhassem pra Deus!!

Como você reage diante da ansiedade? O que a ansidedade produz em você? Dor, tira o sono, te deixa agitado...??

A ansiedade tira o foco das coisas realmente importantes e de uma vida centrada em Deus.

O Pr. Billy Grahan disse: A ansiedade é o resultado natural de centralizarmos nossas esperanças em qualquer coisa menor do que Deus e sua vontade para nós.

Para combater a ansiedade precisamos lutar para olhar pra Deus quando as coisas em volta nos preocupam!

2.    Precisamos confiar que Deus vai cuidar de nós

Isaias 40.11 - Como pastor ele cuida de seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo; conduz com cuidado as ovelhas que amamentas suas crias.

A bíblia diz que Deus vai cuidar de nós como um pastor cuida das ovelhas!

Como você reage quando você não sabe o que fazer? Quando há um problema que acontece com você repentinamente?

As ovelhas quando estão assustadas, elas não tem senso de direção por isso, se perdem, se machucam. Mas aí que entra Deus na história, Ele não nos isenta dos problemas, mas Ele vai nos ajudar a passar por eles!

Você já sentiu a presença dele em dias difíceis? Você conseguiu perceber como as dificuldades lhe aproximam Dele?

3.    Aprender a viver e a enfrentar um dia de cada vez

Mateus 6.34 -  Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal".

Como você lida com o futuro? Com medo? Com preocupação? Com ansiedade? Como esperança?

A maneira como lidamos com o futuro influencia nosso presente!

Jesus está dizendo: Não abra o guarda-chuva enquanto não estiver chovendo. Hoje é o amanhã sobre o qual você se preocupou ontem. Quando ficamos ansiosos não alteramos coisa alguma a respeito do que já passou; não podemos controlar o que vai acontecer no futuro. Portanto, simplesmente estragamos o nosso presente. Os acontecimentos futuros podem ser amedrontadores. Assim sendo, Deus nos dá o futuro em segmentos de 24 horas! Viva um dia por vez!

Mark Twain um escritor norte americano disse: “Sou um homem velho, conheci muitos problemas, mas a maior parte deles nunca aconteceu”

Precisamos viver um dia de cada vez, pois a maioria de nossas ansiedades por coisas futuras jamais acontecerão!! Apenas precisamos viver o hoje, o amanhã como diz a bíblia pertence a Deus!!