Tempo de crescer - Pr.Michel Plattiny

13-10-2015 19:01

                                                               

Continuando a pensar numa relação de depêndencia com Deus, olhamos mais uma vez pro salmo 131 e nesse salmo o salmista mostra um processo do crescimento de um criança muito importante, pelo qual nós também precisamos passar em nossa vida espiritual.

Salmo 131v.2b - como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe,

A um processo que quem é mãe entende o que eu vou dizer e as mães quando tem bebes não veem a hora que isso aconteça que é o desmame.

Desmame - É o processo pelo qual o bebê deixa de se alimentar através do aleitamento materno e passa a receber todos os nutrientes de que precisa através de outros alimentos, em outras palavras deixa de ser neném, começa a desenvolver, crescer, amadurecer.

Precisamos deixar de ser imaturos na fé, precisamos tomar uma decisão de continuarmos como crianças que dependem, mas crianças que se desenvolvem e crescem.

Para isso precisamos:

·       Deixar a imaturidade

I Coríntios 3.1 - Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo.

Augusto Cury – “Uma pessoa imatura pensa que todas as suas escolhas geram ganhos. Uma pessoa madura sabe que todas as escolhas tem perdas.”

A criança que faz birra mostra sua imaturidade, mas a partir do momento que ela deixa birra ela rompe com este estágio da imaturidade.

Em nossa relação com Deus precisamos deixar de ser imaturos, precisamos deixar a birra pra trás.

·       Nos alimentar de verdade

Hebreus 5.11-13

11 A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir.

12 Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.

13 Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança.

14 Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.

O autor da carta esta chamando atenção, há um problema que vinha acontecendo: A recusa a crescer.

É o que nós chamamos da síndrome de Peter Pan, gente que nã quer crescer. Gente que envelhece biologicamente, mas espiritualmente se recusa a crescer.

Willian Barclay um teólogo vai dizer existem dois problemas pra se crescer:

1º Os cristão se recusam a crescer em conhecimento;

2º Gente que se recusa a crescer na sua conduta, a mudar hábitos por causa de Deus;

“Tenhamos cuidado de não viver ainda na religião da infância quando deveríamos ter obtido a fé da maturidade. Tenhamos cuidado de não nos comportar ainda como meninos quando nossa conduta deveria corresponder à de homens e mulheres amadurecidos.”

·       Precisamos nos desenvolver (maturidade)

I Coríntios 13.11 - Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança.

O que é que Paulo quer expressar com esta maturidade? Quer dizer duas coisas.

(1) Refere-se a algo que tem que ver com a mente. Quer dizer que à medida que a pessoa cresce em idade deveria pensar cada vez mais por si mesmo. Por exemplo, deveria ser capaz de expressar melhor quem crê que é Jesus. Deveria ter um entendimento mais profundo não só dos atos, mas também do significado da fé cristã.

(2) Significa algo que se refere à vida. Enquanto um homem cresce deveria ir refletindo cada vez mais a Cristo. Durante todo o tempo deveria ir-se libertando das antigas faltas e conquistando novas virtudes. Enquanto a vida cresce deve progredir em amor, fortaleza e delicadeza. Diariamente deve irromper na vida uma serenidade e uma nobreza novas.

“Você jamais chegará à maturidade espiritual apenas comparecendo aos cultos como um espectador passivo.” Rick Warren