Trocando os vícios por virtudes - Pr. Michel Plattiny

03-03-2012 18:01

“Uns comem sem parar, outros amam demais, muitos fumam, alguns consomem álcool e cocaína. Há os que jogam e os que compram o que podem e o que não podem. Em comum, são dominados por um impulso que não conseguem controlar”- Folha Online. Vamos nesse mês de marços tratar sobre o tema vícios.

Você já parou pra pensar se você se encontra com vício ou um impulso no qual não consegue se dominar? Existe uma explicação cientifica para nossas obcessões e vícios. Na verdade uma série de fatores influenciam e contribuem para tal sintoma maligno na vida das pessoas: fatores sociológicos (familia, cultura, educação...), fatores biológicos(doenças) e também fatores psicológicos (necessidades de auto afirmação). Interessante é também saber que que em nosso cérebro temos um mecanismo de prazer que quando ativado libera uma substância chamada de dopamina e os vícos ativam na sua maioria essa substância gerando assim uma sensação de prazer e contentamento.

                Mas a grande questão é que nem tudo tudo que nos dá prazer é benéfico pra nossa vida. O vício, expressão que vem do latim significa falha ou desvio. Na verdade tudo aquilo que foge do nosso controle é maléfico e destruitivo em nossas vidas. Nessa série quero propor pra você trocar seus vícios por virtudes. O vício é o prazer seguido de dor e remorso, mas a virtude é a liberdade seguida de prazer. Pense nisso! Troque o que te prende pelo que te liberta!

 Pastor Michel Plattiny Gonçalves

Igreja Presbiteriana Independente Jardim das Oliveiras